Uma forma de se ganhar relevância nos buscadores (Google, yahoo, Bing, etc.) é ter seu site otimizado (SEO) para que seja bem rankeado e apareça nas primeiras páginas, economizando recursos investidos em links patrocinados (adwords e outros). Existem várias técnicas que vão desde a escolha do servidor onde está sua loja até a produção de conteúdo otimizado (textos, fotos, vídeos, infográficos, etc.).
Uma das coisas que fazem as lojas virtuais perderem posições nesta classificação dos burcadores é o conteúdo duplicado. E o que é isto? Texto copiado de outros sites. Na maioria das vezes as lojas virtuais não sabem que copiar e colar a descrição de produtos dos sites dos fornecedores podem resultar em penalidades (perdas de posição) pelos buscadores.
Como identificar conteúdo duplicado?
Busca Google – Faça uma Busca no Google por um trecho do descrição do produtos colocando entre texto aspas.
Copyscape – A Ferramenta CopyScape faz a busca conteúdo duplicado de uma página. Basta digital o endreço (URL) e a ferramenta buscará na internet por páginas com trechos duplicados de seu conteúdo, informando qual o percentual de trechos idênticos e destacando os trechos semelhantes.
Como resolver o problema de conteúdo duplicado?
A melhor forma de resolver este problema do conteúdo duplicado em lojas virtuais é reescrever este texto descritivo e acrescentar ou modificar as informações para dar o “seu tom” sem, no entanto, alterar as especificações do fabricante. Pode-se também acrescentar imagens ou até o vídeo nesta descrição. Isto dá trabalho? Sim, bastante, mas é necessário. Um bom exemplo de descrição é o site da gigante Amazon. Não só nas descrições, como na interação do público com comentários e dicas sobre os produtos.
Se o seu caso é o dos sites que estão copiando conteúdo, procure agora mesmo a empresa/profissional que está lhe dando suporte e corrija este problemam, melhore seu posicionamento e boas vendas!