estratégia, marketing e competitividade
55 (61) 3436.5062 | (11) 4063-9818

Qual o tipo de site você precisa?

Qual o tipo de site você precisa
  • Quer apenas mostrar sua empresa, produtos e serviços de uma forma institucional?Neste caso, ainda como um site “cartão de visita”, trata-se de um projeto simples que pode ser construído com um CMS (Content Management System) – administrador de conteúdo. Sendo os mais usados o wordpress e o Joomla (este evolui mais facilmente para portais, devido a grande quantidade de componentes existentes).Dentro deste formato pode-se agregar ferramentas de envio de boletins informativos e espaço para publicação de notícias e informações. Formulário de contato ou de pedido de orçamento.
  • Captar novos negócios? Vender mais?Este é o objetivo básico de qualquer peça de comunicação (pelo menos eu desconheço alguém que faça ações para diminuir as vendas).É importante um correto posicionamento comercial da empresa, seus produtos e serviços. Pode-se usar estratégias para coletar informações (nome e e-mail) para desenvolver um relacionamento com os prospects. Cedo ou tarde isto poderá gerar negócios para você. Uma sequência das informações que uma pessoa recebe é uma opção, pois poderás indicar para outras pessoas ou mesmo comprar.
  • Precisará de um catálogo de produtos?Caso tenha esta necessidade ela deve ser explicitada para que seja considerada na escolha da ferramenta (CMS) e de seus componentes (catálogo neste caso). O que você precisa que este catálogo faça também deve ser explicado.
  • Precisa interagir com seus clientes?  Precisa que as pessoas opinem sobre o que você escreverá?Que interação é necessária? Caso baste que os seus visitantes comentem seus textos (Blog) isto poderá ser implantado antecipadamente. Pode-se, inclusive, optar pela plataforma do wordpress (blog nativo). Caso seja outro tipo de interação, converse detalhamente com seu desenvolvedor e explique o que precisa.
  • Tem condições de enviar mensagens periódicas informando novidades sobre seus produtos e serviços?Isto gera relacionamento e credibilidade entre sua empresa. Neste caso deve-se ter criação constante de conteúdo para tornar interessante para os clientes – as informações devem relevantes e importantes. Implantar ferramenta de mailing neste caso. Isto necessitará que você seja treinado para usa-la. Inclua o treinamento na proposta. Porém , caso cresça muito o número de assinantes, deve ser considerada a contratação de serviço específico de envio.
  • Vai fazer venda pelo site?Partindo da maneira mais simples de se vender na internet com a criação de um perfil de vendedor em um site como o Mercado Livre ou E-bay, sua empresa pode referenciar no site e linkar para seus produtos nos portais.No caso de loja virtual, considere o aluguel ou a construção de uma loja virtual diretamente (sem a necessidade de site institucional).

    Veja o exemplo deste projeto: Loja + Site + Perfil em mídia Social (com loja) –

    Loja virtual –  www.camisetaspintadas.com.br  (com informações completas)
    Site do artista www.gerartweb.com. Na realidade este segundo, mesmo sendo muito bonito, é dispensável se o objetivo é apenas a venda).
    Fan page no facebook www.facebook.com/camisetaspintadasamao

  • Tem a necessidade de dar treinamentos ou disponibilizar cursos para seus clientes?Neste caso deve ser implantada uma plataforma de ensino a distância como o Moodle (mais popular). Pode-se ter o negócio principal com a venda de cursos ou montar treinamentos de utilização de produtos ou serviços.Cliente informado e treinado, é cliente comprador!
  • Precisa que seus clientes interajam entre si?Neste caso deve-se usar uma plataforma de mídia social (rede social). Citamos como exemplo duas delas: O Dolphin (Boonex) e o Jomsocial (ferramenta do CMS Joomla). Ambas permitem uma boa interação entre os clientes – chamar para amigo, postar fotos e vídeos, etc.
  • O site será alimentado constantemente com notícias?Neste caso deve ser construída uma lógica que facilite este processo, tanto para colocação, como para a visualização das notícias. De preferência que seja postada direto do site (front end).Estas notícias podem compor o boletim periódico, quando tiver um bom número de notícias para serem enviadas.
  • Terá interação com mídias sociais?Neste caso pode ser implantado plugins que permitam a publicação imediata do novo conteúdo nas mídas sociais que a empresa usar. Automaticamente quando for postado um novo conteúdo ele irá para as mídias sociais. Além disto pode-se usar funcionalidades que permitam os visitante postem em suas próprias mídias sociais (curtir, pontuar, etc.)

– x –

Exemplo de um projeto complexo

Negócio – Aula de artes com aula virtual.

Componentes do projeto:

  1. Site institucional (Joomla) – Com o correto posicionamento comercial convence-se a venda, acolhe-se propostas, envia-se informativos.
  2. Rede social (Jomsocial) – permite a interação entre professores e alunos, facilitando o aprendizado e a troca de informações (inclusive ajudando na retenção dos clientes, que farão muitos “amigos” virtuais nesta rede interna).
  3. EAD – Ensino a distância (moodle) – permite realizar tarefas, ler materiais, fazer testes, etc.

O ideal é que os três ambientes devam ser integrados, permitindo um único login do aluno para facilitar o processo, mas isto encarece o projeto.

Caso o projeto evolua, pode-se incluir uma loja virtual para venda de materiais (tintas, pincéis) para os alunos. Mas o deial é que isto esteja desenhado desde o início, mesmo que não seja implantado de imediato.

Bom planejamento!

Deixe uma Resposta.

Você deve estar logado para postar um comentário.

Brasília:

Rua das Carnaúbas, Qd. 301, Lt. 04, Sala 408 - Ed. Plaza Mall & Office
Águas Claras - DF CEP 71904-540
Fone: 55 (61) 3436-5062  |  (61) 8143-1919

Outros estados:

São Paulo: (11) 4063-9818
Recife - PE: (81) 4062-9370
Goiânia:
(62) 4053-9156

Empresa coligada:

Grupo Finisart